Em 3D       Didáctica       Jogos       Mostras       Turismo




   Início > Barcas para o Ulha




O rio Ulha, ao seu passo pelo concelho de Vedra, é o assentamento de novas embarcações tradicionais dedicadas ao lazer. As antes barcas da areia são agora destinadas ao turismo e à dinamização social. O projecto parte do Concello de Vedra, conta com o patrocínio da Deputación Provincial de A Coruña, dentro do Plano de Dinamización Turística Terra do Ulla-Tambre, arredor do encoro de Porto de Mouros.

As quatro embarcações são executadas nos primeiros meses de 2009, entrando em serviço nos meses de Julho e Agosto de 2010. Três barcas, com medidas de 2,5 por 1,5 metros, serão localizadas no Couto de Ximonde. A de maior tamanho, de 4 por 2 metros, queda situada em Ponte Ulha, no itinerário do Caminho da Prata a Santiago de Compostela.

No modelo recuperam uma embarcação tradicional do rio Ulha, concretamente a dedicada a apanhar areia -reforçadas com dobre parede e dobre piso-, forma enquadrada nas barcas de passagem. O projecto de carpintaria conta com o talher e assessoramento do colectivo Barcas do Minho (que guarda as tipologias fluviais do Noroeste Ibérico).





Barcas do Minho